Um sistema inovador desenvolvido por engenheiros do MIT, uma das universidades mais renomadas do mundo, foi capaz de transformar água salgada em potável utilizando apenas a energia do Sol.
O grande diferencial do equipamento é sua capacidade de ajustar automaticamente a produção de água com base na intensidade da luz solar. Ou seja, quanto mais forte o Sol, maior a produção de água; quando o céu está nublado, a produção diminui.
🚰 Por que isso importa? Quase 98% da água disponível na Terra é salgada. Com a enorme disponibilidade de água do mar, a dessalinização pode oferecer uma solução valiosa para regiões que enfrentam secas, proporcionando uma nova fonte de água limpa.
Atualmente, as tecnologias usadas para dessalinização — como usinas — são altamente dependentes de combustíveis fósseis. Além de ser mais sustentável, a energia solar é uma fonte “infinita”, mais acessível e estável.
Após seis meses de testes em poços no Novo México, o sistema conseguiu dessalinizar em média 5 mil litros de água por dia, o que é suficiente para atender cerca de 3 mil pessoas.
Em última análise, essa inovação do MIT tem o potencial de transformar a vida de milhões de pessoas, reduzindo o custo da dessalinização, especialmente em áreas que enfrentam tanto a escassez de água quanto de energia.
O cenário atual: Aproximadamente 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo — um quarto da população global — ainda não têm acesso a água potável segura.