Google financiará jornais locais
O Google firmou um acordo com o estado da Califórnia para investir quase US$ 250 milhões ao longo dos próximos cinco anos em veículos de imprensa locais, com o objetivo de apoiar jornalistas no uso de inteligência artificial (IA).
Em troca, a BIG TECH evitaria a aprovação de uma proposta de lei estadual que poderia obrigar empresas de tecnologia a compartilhar parte de suas receitas publicitárias com companhias de notícias.
Há indícios de que a OpenAI também esteja envolvida nesse acordo, embora ainda não esteja claro se a startup de IA contribuirá financeiramente.
Por que isso é importante? O acordo pode servir como um modelo para outros estados ou organizações de notícias, oferecendo uma possível solução para estabilizar um setor que tem sofrido com demissões e o fechamento de redações, enquanto o público migra para o meio digital.
No entanto, sindicatos de jornalistas se opuseram ao acordo, afirmando que ele faz pouco para "devolver a riqueza que este monopólio retirou das nossas redações". Além disso, expressaram preocupações sobre o uso do conteúdo dos editores por empresas de tecnologia para treinar seus chatbots de IA, sem a devida compensação.
Panorama geral: O acordo segue o modelo já adotado na Austrália e no Canadá, onde grandes plataformas de tecnologia têm fornecido financiamento a organizações de notícias locais que foram duramente impactadas pela transição para o digital.